Os 10 princípios da liderança de resultado

Os 10 princípios da liderança de resultado

Liderança forte, comprometida com os objetivos da FJU e com estratégia clara, é a única maneira de produzir resultados em termos de mais JOVENS, mais JOVENS COMPROMETIDOS. Quando os INTEGRANTES DA FJU decidem respeitar o seu líder, eles observam o que o seu principal LÍDER pensa e faz, de modo que acabam conhecendo bem quem realmente está à frente da engrenagem que move a estrutura.
Os INTEGRANTES DA FJU usam a capacidade de observar o seu líder para julgar se ele é honroso e confiável, ou apenas um profissional egoísta que abusa da autoridade.
Um bom líder tem um caráter invejável e está claramente focado em servir a sua organização ( a FJU ). Diante dos olhos dos seus subordinados, a sua capacidade de liderança representa o incentivo e o caminho mais seguro para correr riscos na busca por inovações e resultados ambiciosos. As atividades do líder têm a capacidade de influenciar os resultados da FJU e o bem-estar dos colaboradores.
O australiano Brad Sugars, fundador da Action Coach International e reconhecido como o coach empresarial número 1 do mundo, tem compartilhado a sua visão sobre as três áreas chaves onde um líder respeitável deve concentrar-se:

  • Ser – o que o líder é ( suas crenças e valores )
  • Saber – aquilo que o líder sabe ou conhece ( atividades da sua área, comportamento humano )
  • Fazer – o que o líder faz ( implementa, cria, motiva, proporciona direção )

Essas três áreas que devem ser foco do líder, por extensão, conduzem à fórmula para um INTEGRANTE DA FJU de êxito ( SER + FAZER = TER ).
O que faz com que um JOVEM tome a decisão de seguir um líder? Os JOVENS têm o desejo de ser conduzidos por quem eles respeitam e por quem é capaz de ter um senso claro de direção. Para conquistar o respeito, os líderes precisam ser éticos e capazes de transmitir uma visão forte e segura do futuro.

Comunicação é a principal ferramenta da liderança
Estudos recentes sobre clima organizacional comprovaram que confiança nas altas lideranças é o principal indicador da satisfação dos integrantes que ajudam na FJU.
A eficiência da liderança na comunicação em três áreas críticas é a chave para a conquista da confiança:

  • Ajudar os INTEGRANTES DA FJU a compreender as estratégias dos objetivos.
  • Ajudar os INTEGRANTES DA FJU a entender como eles podem contribuir para o alcance dos principais objetivos.
  • Compartilhar informações com os INTEGRANTES DA FJU sobre o andamento da FJU e principalmente sobre o desempenho de cada PROJETO em relação aos objetivos estratégicos.

Portanto, basicamente o líder deve ser merecedor de confiança e apto a comunicar a sua visão sobre o cenário atual e onde se pretende chegar.

Os 10 princípios da liderança

  1. Conhecer a si mesmo e buscar sempre a melhoria. Para conhecer a si mesmo, é necessário compreender os atributos do seu “ser”, “saber” e “fazer”.
  2. Ser tecnicamente proficiente. O JOVEM líder deve conhecer muito bem o seu trabalho e é desejável ter sólidos conhecimentos das atividades dos seus colaboradores.
  3. Ter responsabilidade por suas ações. Buscar por diferentes maneiras de guiar a FJU ao alcance dos objetivos. E quando as coisas não forem tão bem, não culpar os outros, e sim assumir a responsabilidade pela situação.
  4. Tomar decisões sensatas e oportunas. Fazer uso de ferramentas de planejamento, solução de problemas e tomadas de decisões.
  5. Tornar-se um exemplo, um modelo a ser seguido pelos colaboradores. Eles acreditam no que vêem, e não no que ouvem.
  6. Conhecer a sua equipe e zelar pelo bem-estar. Conhecer e respeitar a natureza humana e a importância de proporcionar cuidados aos colaboradores de forma verdadeira.
  7. Manter os colaboradores informados. Saber como se comunicar com a equipe, superiores e outras posições chaves dentro da FJU.
  8. Desenvolver entre os INTEGRANTES DA FJU o senso de responsabilidade, propriedade e prestação de contas. Esses três aspectos contribuem muito para o desenvolvimento DOS INTEGRANTES DA FJU
  9. Assegurar que as tarefas sejam claramente compreendidas, supervisionadas e realizadas. Comunicação é a chave para essa responsabilidade.
  10. Treinar os INTEGRANTES DA FJU para que sejam uma equipe de alto desempenho. Ao desenvolver o espírito de equipe, o líder conduz a FJU ou mesmo um simples PROJETO OU TRIBO ao máximo da sua capacidade.

O processo para uma grande liderança

  • Inspire uma visão (meta) a ser compartilhada. Em seguida, compartilhe essa visão de uma maneira que possa ser facilmente compreendida pelos INTEGRANTES DA FJU.
  • Desafie o processo. Primeiro, encontre um processo que mais necessite ser melhorado.
  • Permita que os JOVENS atuem. Disponibilize ferramentas, autoridade e métodos para que resolvam problemas ou necessidades por conta própria.
  • Mostre como fazer. Quando uma meta apresenta-se como complexo ou difícil, é hora de entrar em ação. Um chefe diz aos outros como fazer; um líder mostra que a tarefa pode ser feita.

Líderes de sucesso são capazes de encorajar e dividir as conquistas com os seus colaboradores; as dores devem ser guardadas em seu próprio coração. No campo das relações humanas, algumas palavras essenciais são a sua bandeira:

As 6 palavras mais importantes: “Eu reconheço que cometi um erro.”

As 5 palavras mais importantes: “Você fez um excelente trabalho”

As 4 palavras mais importantes: “Qual a sua opinião?”

As 3 palavras mais importantes: “Você, por favor.”

As 2 palavras mais importantes: “Muito obrigado”.

A palavra mais importante: “Nós”

A palavra menos importante: “Eu”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s